RIO DE JANEIRO/RJ
A prefeitura do Rio de Janeiro, a cidade mais turística do Brasil, proibiu a entrada no município de veículos fretados de passageiros entre 12 e 22 de fevereiro, período no qual deveria ser celebrado o carnaval, para evitar aglomerações e aumento da propagação do novo coronavírus.
Segundo o decreto publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial de Rio de Janeiro, fica proibida “a entrada de ônibus e demais veículos fretados no Município, sendo liberados apenas os que prestam serviços regulares para funcionários ou para hotéis, cujos passageiros comprovem reserva de hospedagem”.
A medida busca reduzir a movimentação de pessoas na cidade durante o período de carnaval, para evitar aglomerações e afeta principalmente os veículos do estado do Rio de Janeiro que fazem viagem de inda e volta no mesmo dia para que os passageiros possam participar das festividades carnavalescas.
O carnaval do Rio de Janeiro, considerado o maior do mundo, foi suspenso este ano devido à pandemia da COVID-19.
Os dias oficiais do carnaval em 2021 caíram na segunda- feira 15 e na terça 16, mas, na realidade, as festas começam dias antes e terminam dias depois.
A prefeitura carioca também proibiu “a ocorrência de concentrações e desfiles de agremiações e blocos carnavalescos, inclusive atividades recreativas que apresentem características comuns a blocos carnavalescos”, que costumam ser seguidos nas ruas por milhares de pessoas.
“No caso dos blocos, o descumprimento da norma automaticamente veta o credenciamento do bloco para o carnaval de 2022”, acrescenta o decreto.
Créditos Xinhua
Deixe um comentário