Mais da metade dos hotéis do Brasil estão fechados devido à COVID-19
Rio de Janeiro, 25 jun (Xinhua) — Mais da metade dos hotéis brasileiros permanecem fechados devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb).
Concretamente, 51% dos hotéis do país permaneceram fechados esta semana. Não obstante, o índice revela uma ligeira reabertura do setor, já que na primeira semana de junho, 60% dos estabelecimentos estava sem funcionar.
A região nordeste do país é a mais afetada pelos efeitos da pandemia no turismo, com 69% dos hotéis fechados. Entre as capitais do país, o Rio de Janeiro tem o maior percentual de fechamento, com 63,57%, seguido de Porto Alegre (58,425) e Salvador (56,36%).
Apesar disso, dos 884 hotéis pertencentes às 65 redes hoteleiras consultadas, 51,5% afirmaram que pretendem reabrir no mês de julho.
O presidente executivo do Fohb, Orlando de Souza, disse que, na maioria dos casos, a iniciativa de suspender temporariamente as atividades partiu dos próprios estabelecimentos, devido à baixa demanda e que ,em muito poucos casos, o fechamento foi determinado pelas autoridades locais.
O setor do turismo é um dos mais afetados pela queda da atividade econômica no país. Segundo a Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o segmento acumula perdas de cerca de 90 bilhões de reais (US$ 18 bilhões) devido à pandemia, além de demissões em massa.
Devido ao fechamento de fronteiras, ao cancelamento de voos e ao isolamento social decretado para lutar contra a COVID-19, a CNC calcula que até o final de junho, o setor pode ter perdido 727.800 postos de trabalho.
Deixe um comentário